capa
O quinto compromisso, lançado pela Best Seller em 2010 e escrito por Don Miguel Ruiz e Don Jose Ruiz, retoma os ensinamentos dos antigos toltecas que oferecem a possibilidade de uma nova vida, repleta de felicidade genuína e amor: seja impecável com a sua palavra; não leve nada para o lado pessoal; não tire conclusões; sempre dê o melhor de si; seja cético, mas aprenda a ouvir.
1
NELA é contração da preposição EM mais o pronome pessoal ELA e, na frase acima, se refere a MÃES, substantivo feminino plural, de forma que também deveria estar no plural (nós acreditamos nelas).
2
Aprendemos que o pronome LHE substitui o objeto indireto dos verbos.  MACHUCAR é verbo transitivo direto (machucamos alguém), e deve ser acompanhado, portanto, de objeto direto (machucá-lo). Ainda que o uso do LHE no lugar do objeto direto seja comum, na oralidade, devemos evitar essa substituição.
3
No sentido de acompanhar para ensinar o caminho, GUIAR é verbo transitivo direto e, portanto, deve ser acompanhado por objeto direto. O pronome LHE substitui o objeto indireto (que o guiam).
4
Quando escrevemos, devemos fazê-lo utilizando uma única pessoa (segunda ou terceira). O uso simultâneo de pessoas distintas empobrece o texto (uma vez que você vê que nada do que os outros dizem ou fazem tem a ver consigo). Ainda, os verbos REJEITAR (no sentido de não aceitar), ATINGIR (significando acertar, alcançar, conseguir, obter) e AFETAR ( como ferir, atingir, lesar) são transitivos diretos e não devem ser acompanhados do pronome LHE.
5
Quando o sujeito é formado por “cada um de” seguido de qualquer expressão no plural, o verbo deve ficar no singular (cada um de nós tem uma mensagem que transmite).
6
SEQUER quer dizer ao menos, pelo menos, e é uma palavra usada com frequência em frases negativas, e pode também ser utilizada em sentenças de sentido positivo. No entanto, apesar de ser comum em frases negativas, SEQUER não tem por si mesmo significado negativo. Assim, são incorretas as frases que aplicam o advérbio com ausência da negativa NÃO ou NEM.
8
O verbo CONHECER significa ter ideia, saber, ter experiência ou prática, e é transitivo direto e, portanto, não se acompanha do pronome LHE (todo mundo o conhece).
9
PERCEBER quer dizer adquirir conhecimento sobre alguma coisa pelos sentidos e também é transitivo direto (ninguém o percebe).
11
GOSTAR significa ter afeição, ter o hábito ou costume e é verbo transitivo indireto (gostamos de alguma coisa). Assim, o correto no excerto acima seria estiver consciente daquilo de que gosta.
13
Verbos com mesma transitividade, mas que devem ser acompanhados de preposições distintas, não devem compartilhar o mesmo objeto. CONCORDAR pede a companhia da preposição COM; DISCORDAR deve ser seguido de DE (concordar com o que elas dizem; discordar do que elas dizem). Ainda, o pronome ELAS está se referindo a OS OUTROS (os outros estão sempre tentando chamar sua atenção, porque assim eles podem passar qualquer informação).

 

cropped-header-blog_branco.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s