os romanov
Em homenagem ao centenário da Revolução Russa, o livro da semana no blog é Os Romanov, escrito por Simon Sebag Montefiore e publicado pela Companhia das Letras em 2016.
É uma obra extensa e abrange três séculos da certamente mais emblemática família russa de todos os tempos. Caso você goste de história mundial e não se incomode com as 808 páginas de Os Romanov, leia-o sem medo. Apesar de longa, a narrativa não é maçante, pode se tranquilizar.
1
A grafia dos pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) deve ser feita com inicial minúscula – pág. 53.
3
O verbo CONVENCER é transitivo direto e indireto (convencer alguém de alguma coisa). No caso acima, a preposição A, que não deveria fazer parte da oração, está empregada de forma incorreta (convenceu muitos de que) – pág. 59.
2
O sujeito da frase grifada é plural. O verbo, assim, deve ser conjugado também no plural [as execuções eram seguidas por jantares regados a álcool (…) geralmente terminavam] – pág. 141.
4
O verbo RECONSTRUIR no caso acima diz respeito à precisão de Pedro e deveria ter sido empregado em sua forma reflexiva (RECONSTRUIR-SE) – pág. 143.
6
O verbo AVISAR no sentido de informar é transitivo direto e indireto (avisar alguém de alguma coisa ou avisar alguma coisa a alguém). No excerto acima, está ausente um objeto indireto (avisaram Anna de que o golpe ou avisaram a Anna que o golpe) – pág. 231.
5
O superlativo absoluto sintético do adjetivo sério é SERIÍSSIMO – pág. 261.
9
O substantivo MEDO pede preposição A ou DE – pág. 376.
8
Aqui a palavra Ano-Novo, com hífen e maiúsculas está aplicada correntemente, vez que indica a festa de passagem de ano, ou seja, o Réveillon. A palavra ano-novo, com hífen e minúsculas, indica o ano que começa, bem como o primeiro dia do ano. A expressão ano novo, sem hífen e minúsculas, indica um ano que é novo, sendo o contrário de ano velho – pág. 414.
10
Não se separa sujeito de predicado por vírgula – pág. 556.

cropped-header-blog_branco.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s