sapiens
Sapiens – Uma breve história da humanidade foi escrito por Yuval Noah Harris e publicado pela L&PM em 2016.
3
O verbo HAVER, indicando decurso de tempo, é impessoal e deve permanecer na terceira pessoa do singular. A frase está no passado, assim a flexão de tempo é obrigatória (onde os neandertais viviam havia centenas de milhares de anos) – pág. 25.
5
Se o gerúndio vier precedido de preposição ou palavra atrativa (no caso QUE), ocorrerá a próclise, ou seja, o pronome átono deverá vir antes do verbo (descobriram que poderiam obter resultados muito melhores semeando os grãos em camadas mais profundas do solo do que os espalhando de maneira aleatória pela superfície) – pág. 95.
6
O verbo LEMBRAR-SE, significando o ato de recordar-se de alguma coisa, é pronominal e pede preposição DE (lembre-se, no entanto, de que Hamurabi pode ter defendido seu princípio de hierarquia usando a mesma lógica).
4
O infinitivo pessoal (flexão do verbo no infinitivo) ocorre quando se deseja enfatizar o agente da ação verbal. No caso, o agente “mulheres” é o único sujeito da frase, razão por que a flexão deve ocorrer apenas em relação ao verbo tender (as mulheres tendiam a se recolher e a dedicar a vida a apoiar a carreira do marido e dos filhos).
1
Sujeito simples no singular pede sempre verbo no singular (o Império Romano não exigia que os cristãos abdicassem de suas crenças e rituais, mas esperava que eles respeitassem os deuses protetores do império e a divindade do imperador).
2
MAMUTES é o sujeito da frase, portanto o verbo CAÇAR precisa concordar com ele. A frase está na voz passiva e o sujeito estar no plural, então o verbo também deve ser conjugado no plural – o SE, nesse caso, é partícula apassivadora (os amigos eram pessoas com quem se caçavam mamutes) – pág. 393.
Estamos à disposição para revisar seu texto.

www.amandapessoa.com.br/contato

cropped-header-blog_branco.png

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s